segunda-feira, 18 de março de 2013

Soul com "S" maiúsculo.

Uma vez, eu estava na Teodoro e vi um menino pesquisando preço de instrumentos.

O vendedor perguntou:

- É para um som pesado?

O garoto respondeu:

- Não. É para tocar blues...

- É som pesado, cara! - respondeu o vendedor.

"Pesado" é um adjetivo que a maioria das pessoas atribui apenas ao rock. Inclusive eu, na época em que comecei a tocar guitarra.

Essa noção de peso eu fui aprender apenas após alguns anos de estudo. A primeira vez que me dei conta que uma música era pesada, mesmo sem fazer parte do universo do rock n' roll, foi quando ouvi Tower of Power.

A banda se juntou em Oakland, em 1968, para tocar e compor soul music.

Logo de cara, o que mais chama a atenção em qualquer música do Tower of Power, é o time impressionante de metais. Solando, em harmonia ou contrapontos, é um som que dá para sentir forte no peito.

A banda inteira é fantástica, mas gosto sempre de destacar as levadas de bateria de Dave Garibaldi. Daquelas que não dá para acompanhar em nossas "air drums".

Um grupo tão poderoso, que até o vocalista fica em "segundo plano". Todos são excelentes cantores, mas perdi a conta de quantas mudanças rolaram ao longo da trajetória do Tower of Power.

Abaixo, "What is hip?". Provavelmente, o primeiro sucesso da banda:


Depois, "So very hard to go". Uma linda melodia, um belo solo:


Para encerrar, um show completo de 1998. O vocalista é Brent Carter, um dos meus favoritos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário