domingo, 10 de março de 2013

I wanna know have you ever seen... this band?

Você os conhece. Seja por escutar os hits "Have you ever seen the rain" ou "Proud Mary" no casamento do sobrinho do primo da sua mãe ou porque "Fortunate son" é trilha obrigatória em qualquer filme que tenha guerra do Vietnã como tema. Teve até um jogador de futebol com o nome da banda. Mas eles são muito mais do que essas três músicas, o que me obriga a sentar a bunda aqui num domingo e tentar honrar esta banda espetacular que conheci através bom gosto do meu velho: Creedence Clearwater Revival.


O grupo foi liderado pelos irmãos Fogerty, nasceu na Califórnia na década de 60 e deixou uma obra fantástica. Tinha uma pegada que transitava entre o country, o blues e o rock, numa época em que as guitarras ainda não eram tão pesadas, mas dava pra sentir um ritmo diferenciado. Talvez aqui seja melhor eu dar um exemplo do que tentar explicar:


E eles também tinham uma pegada sensacional no violão, que deveria influenciar qualquer aprendiz do instrumento. São músicas simples de tocar e lindas. Sem exageros, escuta aí:




Se você curtiu o som, vá atrás do álbum "Chronicle" agora e aproveite este domingão lindo para conhecer os melhores hits da banda. Se você não curtiu, será amaldiçoado e irá parar num churrasco com cerveja quente e música ruim.

Para fechar com chave de ouro, vou deixar a favorita do meu pai, porque ele me ensinou a curtir Raul e Johnny Cash, mas o que eu considero a maior herança musical é o CCR. Valeu, meu velho!



Aguardem. O próximo post iniciará uma pequena trilogia, e também terá referências cinematográficas. Semana que vem eu volto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário