quinta-feira, 28 de março de 2013

Almost Famous Part 3 - The Hammer of the Gods

"I am a golden God" (Quote from Almost Famous)

A frase acima teria sido dita por Robert Plant em algum momento megalomaníaco de fama, e aparece num dado momento do filme. Pode parecer piração demais, mas estamos falando da maior banda de todos os tempos: Led Zeppelin.


Pode discordar de mim, resolva-se
com o Peter Grant aí. Cara sussa.

Eu dou essas declarações polêmicas porque não é segredo que sou fã pra caralho do Led. Tenho uma prateleira em casa só deles, tattoo e etc. Acho que botavam os Beatles no bolso, os Stones no chinelo. E antes que isso gere rage, deixo claro: não estou desprezando nenhuma banda, apenas sempre tive uma conexão muito foda com a música deles. Muita gente conhece os hits: Stairway to Heaven, Black Dog, Rock 'n Roll, Kashmir, Moby Dick, All My Love e tantos outros, mas quando você tem uma percepção sobre a história e obra completa da banda, consegue uma compreensão muito além do que essas pequenas amostras de genialidade transmitem.


Cada um desses símbolos foi adotado por um integrante no quarto álbum da banda. Tem toda a história de ocultismo que não vamos discutir aqui. O fato é que eles representam, respectiamente, Jimmy Page, John  Paul Jones, John Bonham e Robert Plant. Quatro músicos excepcionais, que conseguiram reunir uma química espetacular nas composições. O que me admira mais é que, para mim, eles têm uma dosagem perfeita de tudo: peso, ritmo, composição, estilo e atitude no palco. Se você só conhece os hits, faça o exercício de escutar pelo menos os 5 primeiros álbuns inteiros, que vai entender o conceito que havia em torno do trabalho todo: não eram apenas músicas aleatoriamente reunidas em um disco. Era uma verdadeira obra de arte.




Isso era uma apresentação ao vivo. O velho Bonzo era um monstro. Tocava alto, usava as mãos sem baqueta, pirava na bateria e não tinha frescura de bumbo duplo. Tudo no muque. Mas não to aqui pra contar a história inteira. Os biógrafos fazem isso melhor, vocês têm é que conhecer o poder da banda. E nada melhor do que eles velhinhos, tocando com o Jason Bonham (filho do John) pra mostrar como conseguem ser eternos e lendários mesmo tanto tempo depois.



Sério, eu poderia ficar babando ovo deles até amanhã, mas acho que já falei demais. Então vou deixar um show pra vocês terem noção, e não se esqueçam de escutar os álbuns inteiros, coisa perdida na geração iTunes.


Espero que passem a apreciar a banda depois disso. Tem um feriado inteiro para desbravar o maravilhoso universo da banda, enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário