A origem é a mesma.
Nós brasileiros desenvolvemos de uma maneira. Os americanos, de outra. As histórias são diferentes. O feeling e a motivação são os mesmos.
O que ficou com a gente? A ginga? O suingue? O ritmo? Um dia, queria fazer um estudo detalhado sobre o assunto.
O ponto é que, salvo raras exceções, soa muito estranho para mim quando alguma banda brasileira pega uma estrutura de blues típico americano e inventa de colocar uma letra em português.
A meu ver, o único artista brasileiro que conseguiu encontrar o elo entre o samba e o blues foi o Luiz Melodia.
Nascido no morro de São Carlos no Estácio e filho do sambista Oswaldo Melodia, Luiz lançou seu primeiro álbum em 1973: Pérola Negra.
Ao ouvir os sons do cara, logo dá para perceber o quanto ele é diferenciado dentro do universo da MPB. Composições sinceras, sem pseudo-intelectualismo, que retratam a realidade do morro com harmonias e melodias muito bem elaboradas.
Ele não é mais um Djavan, Chico Buarque, Caetano, Gil ou Tom Jobim. Ele é único.
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